SINDISETO repudia atos antidemocráticos

09/01/2023

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (SINDISETO) REPUDIA veementemente as manifestações antidemocráticas ocorridas neste domingo, 08 de Janeiro, em alguns setores da capital do nosso país.

A democracia admite todo tipo de manifestação pública e política, mas a mesma democracia abre espaço para que se possa repudiar os movimentos que são contrários a ela.

É inaceitável o que ocorreu ontem em Brasília, atos terroristas e de verdadeiro vandalismos praticados por uma pequena parcela insana da sociedade brasileira. A população sensata, ponderada, clama por justiça e espera que as autoridades competentes adotem medidas que possam chegar até os responsáveis pela destruição causada ao patrimônio público do país. O ocorrido vem causando indignação à sociedade ordeira. É uma expressão de retrocesso social e democrático o que vem acontecendo no Brasil, por parte de uma minoria de manifestantes extremistas radicais e irresponsáveis da direita, desde as últimas eleições.

A defesa do Estado Democrático de Direito é necessária para a vigência dos direitos humanos sociais e trabalhistas.

Os movimentos sindicais sempre se fizeram presente em Brasília, porém de modo
democrático, respeitando a ordem, a liberdade e o bem comum, fundamental para manter o equilíbrio da dignidade humana.

O que ocorreu ontem é nada mais do que um flagrante ameaçador à própria vida da população de Brasília e a vida de outrem.

A participação dos que estão por trás desses atos precisa ser descoberta e punida a altura do ocorrido.

A garantia da proteção e a segurança da população em todos os momentos deve ser prioridade.

Esse SINDICATO, mais uma vez, REPUDIA práticas antidemocráticas e conclama as autoridades que defendem a democracia, particularmente aquelas autoridades
encarregadas de protegê-la institucionalmente, que busquem as providências cabíveis para evitar desmandos deste tipo, responsabilizando aos promotores pelo risco que representam à nossa sociedade democrática.

Teófilo Otoni, 09 de janeiro de 2023 – SINDISETO