Ato teve forte presença dos aposentados, que exigem dignidade

06/04/2022

Atendendo ao chamamento do SINDISETO (“Você que já se aposentou, não fique em casa, essa luta também é sua! Venha para a rua, junte-se a nós!”), os aposentados marcaram presença na manifestação desta quarta-feira (6 de abril). E eles foram às ruas em busca de algo que marcou a vida de cada um deles e que hoje lhes é negado: dignidade.

     “Ao falar da situação de miserabilidade vivida pelos servidores municipais, é preciso destacar que os aposentados e pensionistas, geralmente já idosos, em sua maioria, estão sendo obrigados a enfrentarem trabalhos pesados (como diaristas fazendo faxinas, artesanatos com pneus, recolhendo materiais recicláveis nos lixos domésticos ou mesmo atuando em eventos) e alguns estão passando necessidades em seus lares, sem condições físicas de enfrentarem qualquer outro tipo de trabalho – se pudessem também estariam nas ruas tentando um meio de complementar seus baixíssimos salários”, atesta a diretora de Comunicação Social do SINDISETO, Luzia Marques.
     Como diretora do Sindicato, Luzia Marques presencia a luta deles por uma sobrevivência digna. “Foi, para todos nós, um grande sofrimento durante a pandemia, em que todos tivemos que ficar em casa. Foi o período em que mais recebemos ligações de nossos colegas reclamando sobre o que fazer. Sem dinheiro, sem poder sair para trabalhar e praticamente sem poder comer. Nós, diretores do SINDISETO, devido à essa situação dos servidores, fomos criando meios de aliviar um pouco a situação, através de convênios com distribuidoras de gás de cozinha, por exemplo, dando a eles a condição de comprar pelo menos o gás, com desconto no contracheque do mês seguinte”, contou a sindicalista.