Por unanimidade, servidores de Teófilo Otoni decidem pelas ações reivindicatórias de direitos
Foi unânime. Todos os servidores que participaram da Assembleia Virtual promovida pelo SINDISETO disseram sim à proposta do Sindicato de cobrar efetivamente da Administração Municipal dois direitos básicos: A Revisão Geral Anual (que não acontece há mais de cinco anos e gera uma perda salarial acumulada de, pelo menos, 51,92%) e o cumprimento da Portaria do Governo Federal, de 7/02/22, que reajusta o Piso Salarial do Magistério (em 33,24%, passando para R$ 3.845,34, para uma jornada de 40 horas semanais). Na outra consulta feita durante a Assembleia, 85,7% dos votantes autorizaram o Sindicato a vender o veículo de propriedade da entidade (FOX 2011, placa HNG 9901) – três servidores disseram não e quatro se abstiveram de opinar sobre o assunto. A transação comercial será benéfica para o SINDISETO, pois o Sindicato foi contemplado em um consórcio de automóvel e não precisará de dois veículos.
A Assembleia foi realizada de forma virtual, em caráter experimental e por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, pelo site e pelo facebook do Sindicato, das 9h de quinta-feira (17 de fevereiro) às 23h59 de sábado (19 de fevereiro). O relatório oficial da Assembleia (com número de acessos às plataformas e mapa detalhado da votação) estará à disposição dos interessados na sede do SINDISETO, a partir desta segunda-feira (21 de fevereiro).
Além de votar nas questões propostas, foi facultado ao servidor fazer comentários e questionamentos. Nas manifestações, muita indignação com a defasagem salarial e propostas de paralisações ou até mesmo greve caso as reivindicações não sejam atendidas.
O presidente do SINDISETO, Alano Gomes, considerou a Assembleia “profícua, com uma maior participação dos servidores”, já que “o maior intervalo de abertura da reunião e a votação de forma virtual contempla um número maior de pessoas”. Ele ressaltou, no entanto, que vários aspectos vão ser corrigidos numa eventual segunda assembleia virtual. “A esperança é de uma participação ainda maior nas próximas reuniões, culminando na participação mais efetiva dos servidores. A força do Sindicato vem da participação de seus filiados e por isso mesmo temos expectativas de dias melhores”, afirmou.
Por fim, Alano Gomes informou que o SINDISETO vai “intensificar as cobranças junto ao Executivo Municipal, levando em consideração o resultado da Assembleia e as propostas deixadas nas mensagens”.